Nitrox, o que é? Por que e quando usar?
9 de abril de 2018 Cervejeiros
Devido ao tempo curto de vida útil do chopp após a abertura do barril, estão optando por armazená-los em balcões refrigerados, para aumentar a durabilidade do mesmo. Porém, a combinação do CO2 com essa forma de trabalho, não vem dando muito certo, o chopp acaba saindo com muita espuma após um tempo, ou seja, acaba carbonatando.
Co2 é o gás responsável pela carbonatação da cerveja. Em alguns casos, é adicionada quantidade extra de açúcares fermentáveis na cerveja para que as leveduras residuais, gerem o CO2 e a carbonatação da cerveja. Em outras, ocorre a aplicação do CO2 diretamente no chopp embarrilado, chamado de carbonatação forçada.
O CO2, também é o gás, responsável pela pressão que faz com que o chopp saia do barril e vá para a torneira das chopeiras, e aí que se encontra o x da questão. Após abrir um barril e conectá-lo ao cilindro, o gás ocupa o espaço vazio do barril e entra em contato direto com o chopp, que já se encontra em uma temperatura baixa, pois está refrigerado. Após um tempo, esse contato irá carbonatar mais ainda o chopp, fazendo com que esse saia com bastante espuma.
Muitos pensam que é problema da chopeira, válvulas ou até mesmo da torneira. Porém, é só um detalhe que deve ser acertado.
Em casos onde os barris utilizados, são mantidos refrigerados, o ideal é substituir o CO2, pelo nitrox, uma mistura de nitrogênio e gás carbônico. Além de eliminar com relativa facilidade o acontecimento da carbonatação do chopp, a utilização dessa mistura deixa a espuma cremosa e densa.
Porém para aqueles que ainda querem usar o CO2, temos uma dica para que não tenham problemas com carbonatação e aumentem a vida útil do chopp. No momento em que o bar parou de vender chopp, o ideal seria tirar o gás presente dentro do barril pela válvula de alívio da extratora. Dessa forma o chopp perde o contato com o excesso de CO2 presente, diminuindo a chance de carbonatação elevada do chopp e consequentemente aumentando a vida útil da bebida.
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